Google sofre derrota antitruste, mas essa nem é sua maior preocupação

A ascensão da IA pode tirar a soberania do maior site de buscas(Google), fazendo com que seja ameaçado por novas ferramentas

O Google recentemente perdeu um processo antitruste e vai precisar lidar com as consequências dessa derrota, mas a maior ameaça atualmente ao gigante da tecnologia não seriam os órgãos reguladores dos Estados Unidos. Para muitos especialistas, a preocupação do Google deve ser a concorrência da OpenAI.

Analistas, especialistas e investidores têm observado que o número de pessoas que usam IA e suas ferramentas, vem crescendo, e o ChatGPT, da OpenAI, provavelmente o mais popular dos chatbots no mercado, já está batendo de frente com o domínio do Google. As informações são da Reuters.

“Acho que para o Google neste momento, a IA é um negócio muito maior do que a decisão da justiça. A IA está mudando fundamentalmente como o produto de busca também funciona”, disse Arvind Jain, um engenheiro ex-Google que trabalhou em produtos, incluindo a área de busca, por uma década.

Arvind, que dirige hoje uma empresa de busca corporativa chamada Glean, disse que o impacto da IA foi imediato em comparação com qualquer outro impacto dessas decisões dos tribunais, que acaba levando muito tempo para afetar o mercado.

Veja também:

Google sofre derrota antitruste

O Google é o maior sinônimo de ferramenta de busca. A empresa ocupa cerca de 90% da quota do mercado global, gerando cerca de US$ 175 bilhões em faturamento anuais através do negócio. Enquanto isso, a OpenAI recentemente fez o lançamento do SearchGPT, posicionando-se para competir com o Google no mercado de mecanismos de busca. Esta nova ferramenta permite os usuários pesquisar na web em tempo real e resumir os resultados automaticamente do Bing da Microsoft.

O Google vai ser desbancado pela OpenAI no ramo dos sites de busca?

  • O SearchGPT da OpenAI pode nem representar uma ameaça imediata ao buscador do Google, de acordo com especialistas do setor.
  • No entanto, o impulso criado em pouco tempo pelo ChatGPT sugere que o Google deveria prestar atenção.
  • A estratégia da OpenAI na implementação do SearchGPT foi reconhecida por seu foco em coletar feedback por um grupo seleto de editores e usuários.

Apesar de haver desafios, o Google segue sendo o motor de pesquisa preferido da maioria dos consumidores, mantendo seu domínio contínuo do mercado. Porém, a ascensão de concorrentes como a OpenAI sinaliza uma mudança potencial no panorama dos buscadores, levando o Google a reconsiderar a sua abordagem e a fazer as mudanças necessárias para se manter competitivo.

Últimas postagens

plugins premium WordPress